A Psicoterapia Assistida por Psicodélicos vem ganhando notoriedade nos últimos anos devido aos resultados preliminares extremamente promissores obtidos por diversas instituições de pesquisa científica no mundo, incluindo Johns Hopkins, Imperial College London, Yale University e, mais notoriamente, os estudos para Transtorno de Estresse Pós Traumático conduzidos pela MAPS (Multidisciplinary Association for Psychedelic Studies).
Somente esse ano, as revistas americanas Times, Scientific American e Newsweek estamparam em suas páginas essa grande promessa para essa nova abordagem em saúde mental.
Diversos tipos de transtornos têm sido alvo de investigações clínicas, incluindo depressão resistente a tratamento, transtorno de abuso de substâncias, fobia social em pacientes do espectro autista, transtorno de estresse pós-traumático e ansiedade existencial em pacientes terminais.
Neste modelo de psicoterapia, o uso de medicamentos psicoativos acontece em poucas sessões (tipicamente de 2 a 3), sob supervisão de profissionais de saúde preparados especialmente para lidar com experiências não-ordinárias de consciência. Essas sessões com medicação são antecedidas por uma extensa preparação e subsequente integração do conteúdo da experiência com a medicação.
Os resultados obtidos com uso de Psicoterapia Assistida por MDMA em estudos clínicos fase 2 levaram o FDA (órgão regulatório do governo dos EUA) a conferir à droga o status de Breakthrough Therapy em 2017, reconhecendo o imenso potencial terapêutico do tratamento e garantindo agilidade no processo de aprovação do mesmo, a depender dos resultados obtidos nos estudos fase 3. Esses estudos já estão em andamento em 13 locais distribuídos em 3 países, e resultados preliminares favoráveis de 90 pacientes foram publicados na prestigiosa revista Nature Medicine em Maio deste ano.
O Instituto Phaneros já conta com uma trajetória sólida na área. Com uma equipe clínica treinada pela MAPS em 2017, fizemos o tratamento de pacientes de estresse pós traumático, vítimas de abuso sexual, reportando os resultados na Revista Brasileira de Psiquiatria. Lançamos em 2020 o curso Psicodélicos e Saúde Mental, que já conta com mais de mil matrículas e mantemos também um grupo de estudos e aprofundamento, a Comunidade Phaneros, com mais de 450 membros somente em 2021.
Considerando a necessidade de desenvolver e ampliar as pesquisas no campo, o Instituto Phaneros está abrindo o processo seletivo de sua primeira Formação em Pesquisa com Psicoterapia Assistida por Psicodélicos (FoPAP), de forma a treinar terapeutas para atuarem em suas pesquisas clínicas. Os dados obtidos em nossas pesquisas poderão ser utilizados na submissão aos órgãos sanitários e regulatórios de solicitação de aprovação para uso médico e regulamentação da Psicoterapia Assistida por Psicodélicos no Brasil.
Desenvolvida a partir de referências internacionais, a FoPAP propiciará um ambiente de aprendizagem centrado no desenvolvimento pessoal e de habilidades terapêuticas, estudos de casos clínicos e estágio supervisionado de pacientes dentro de nossos protocolos de pesquisa. Com esse treinamento, esperamos contribuir de forma singular e contundente para o desenvolvimento do campo no Brasil.