EUA terão primeiro mestrado dedicado ao uso terapêutico de psicoativos

Instituto Phaneros

O instituto de ciências farmacêuticas da Universidade de Wisconsin–Madison inovou: vai ser a primeira instituição dos EUA a oferecer um programa de mestrado dedicado ao estudo dos usos terapêuticos de drogas psicoativas, o Master in Pharmaceutical Sciences: Psychoactive Pharmaceutical Investigation. 

O curso, inteiramente ministrado online, qualificará profissionais para desenvolver e administrar terapias psicodélicas, enteogênicas e baseadas em outras substâncias similares. “Esperamos que a nossa escola se torne líder mundial no fornecimento de experiências educativas de alta qualidade, para que nossos alunos possam atuar aplicando terapias, além de ajudar na regulamentação e no desenvolvimento de substâncias farmacêuticas psicoativas”, disse o diretor do departamento de farmacêutica, Steve Swanson, na declaração que anunciou a criação do programa.

Tamanha expectativa tem razão de existir. Estima-se que o setor de terapias psicodélicas cresça 20% ao ano pela próxima década e que movimente até US$ 100 bilhões em 2030. O mestrado da Universidade de Wisconsin–Madison promete ser inovador também em sua grade curricular, extremamente interdisciplinar. As disciplinas relacionarão química e cultura, fenomenologia e farmacocinética, filosofia e etnobotânica. A ideia é fornecer uma base robusta nas humanidades, que desenvolva o pensamento crítico – além do esperado conhecimento nas ciências naturais. 

“A renascença psicodélica está se expandindo para além das fronteiras da pesquisa acadêmica. Isso inclui a adoção de tratamentos por planos de saúde, a criação de oportunidades em setores governamentais e regulatórios, além de um imenso investimento vindo da indústria farmacêutica”, declarou Cody Wenthur, o diretor do novo programa de mestrado, na mesma nota de divulgação.

Para aqueles que ficaram interessados: as inscrições para o programa, com duração de dois anos, acontecerão anualmente até o dia 31 de julho ou 31 de outubro, para os semestres que começam no outono e na primavera do hemisfério norte, respectivamente. Haverá também bolsas de estudos para candidatos que vêm de grupos minoritários.