Transferência e contratransferência na terapia com psicodélicos

 

Instituto Phaneros

Um dos conceitos psicanalíticos fundamentais é o conceito de transferência, desenvolvido pelo criador da #psicanálise, Sigmund Freud. A #transferência é um processo pelo qual certos desejos e conteúdos inconscientes são depositados ou projetados em pessoas e relações, particularmente na relação entre terapeuta e cliente. Um exemplo é quando o paciente se sente frequentemente cobrado, ou interpreta uma fala do terapeuta como uma bronca, porque era assim que seu pai o tratava e existia nele um desejo inconsciente de enfrentá-lo.

Na enorme maioria das vezes, esse fenômeno tem a ver com padrões infantis inconscientes que se repetem e são vivenciados no presente com uma intensa carga emocional, muitas vezes impedindo que a pessoa perceba o que está ocorrendo. No entanto, dentro do consultório, essas generalizações permitem que os terapeutas vejam em tempo real uma amostra dos conflitos emocionais daquela pessoa. A contratransferência diz respeito aos afetos do #terapeuta em relação ao paciente, devido às suas próprias questões, se apresentando por exemplo como medo ou falta de empatia quando o paciente toca em um tema específico. Assim, o #manejo da transferência se torna uma ferramenta importante no #tratamento psicanalítico.

No trabalho clínico com psicodélicos a transferência fica ainda mais evidente, pois muitas vezes o paciente pode olhar para os terapeutas e realmente enxergá-los com feições semelhantes às dos pais, talvez com presenças incrivelmente sedutoras ou até mesmo sentir que o consultório se tornou alguma paisagem da infância. Da mesma forma, o paciente está em um estado de alta sensibilidade, e muitas vezes consegue captar sutilezas da contratransferência, percebendo quando o terapeuta eventualmente hesita por insegurança ou se fica impaciente em algum momento. Assim, a maturidade do processo pessoal dos terapeutas que irão conduzir este trabalho se torna ainda mais importante. 

A Psicoterapia Assistida por Psicodélicos não se restringe apenas a psicanalistas, mas certamente aqueles profissionais que compreendem bem a importância da transferência poderão se beneficiar muito deste conhecimento.