A esquizoanálise é uma abordagem terapêutica que surgiu a partir da produção conjunta do psicanalista Félix Guattarri e do filósofo Gilles Deleuze. Essa abordagem – que também é vista como um campo de saberes mais amplo, atravessando arte, filosofia e antropologia – tem ao mesmo tempo semelhanças e distanciamentos importantes da teoria psicanalítica, sua principal influência.
Na medida que os estudos clínicos com psicodélicos avançam, mais profissionais de formação esquizoanalítica têm se interessado pelo tema, certamente com muito a contribuir, principalmente com seu olhar diferenciado para o corpo, para as artes e para a importância do coletivo, com suas implicações políticas e comunitárias.
Nesta quinta-feira, na Comunidade Phaneros, teremos uma aula sobre Esquizoanálise e seus possíveis diálogos com a Psicoterapia Assistida por Psicodélicos. A aula será apresentada por três colegas – Alexander Ruas, Vinicius Corrêa e Isabella Cassane – que integram o grupo, juntamente com mais de 400 pessoas interessadas em estudar os psicodélicos de forma séria e aprofundada.
A Comunidade Phaneros é um grupo de estudos com encontros semanais sobre temas ligados a psicodélicos e com abertura de pensamento para as diversas escolas de psicoterapia. Em encontros anteriores já tivemos apresentações sobre Psicologia Analítica, Psicanálises, Comportamentais e Abordagem Centrada na Pessoa. Muitas outras abordagens ainda estão por vir.
Se você se interessa pelo tema e gostaria de pertencer a este ambiente de trocas de conhecimento, acompanhe a nossa página e não perca o próximo período de inscrições!