A psicanálise é uma das vertentes terapêuticas mais importantes do mundo e da história ocidental dos cuidados em saúde mental. Desenvolvida na Áustria por Sigmund Freud, com o passar dos anos, ela foi se remodelando em diversas escolas de psicoterapia fundadas por psicanalistas, cada uma com inovações técnicas e teóricas.
Assim como os ramos que saem de um tronco principal, essas escolas traziam semelhanças, mas também diferenças da psicanálise freudiana. Cada derivação, pode contribuir para o entendimento de certos aspectos da personalidade humana e da experiência psicodélica, como as imagens, os processos somáticos, o setting terapêutico, entre outros.
Nesta semana na Comunidade Phaneros, teremos os colegas Eduardo Moreira e Paulo Pimentel apresentando, respectivamente, um pouco da obra de Lacan e Ferenczi e suas contribuições para o entendimento da Psicoterapia Assistida por Psicodélicos.
Este será o segundo encontro da Comunidade sobre psicanálises, embora já tenhamos recebido colegas especialistas em Psicologia Analítica, Terapias Comportamentais, Esquizoanálise, Abordagem Centrada na Pessoa, Fenomenologia e outros.
A Comunidade Phaneros é um grupo de estudos sobre psicodélicos formado por mais de 400 profissionais. Temos encontros semanais com apresentações, leitura de artigos científicos, convidados e muito mais.
Se você deseja fazer parte da Comunidade Phaneros, acompanhe a página e fique atento para o próximo período de inscrições!