Canadá abre clínica para tratar pacientes terminais com psilocibina

Phaneros blog Canadá Clínica PsilocibinaFoi inaugurado em fevereiro de 2021 o primeiro centro especializado em Psicoterapia Assistida por Psicodélicos na província de Alberta, no Canadá. O estabelecimento recebeu o aval legal, mas ainda de alcance limitado, para abrir as portas e começar a receber pacientes terminais que estão em tratamento paliativo.

Eles serão tratados com psilocibina, substância extraída dos chamados “cogumelos mágicos”, que obteve resultados positivos em estudos científicos para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida de pacientes terminais.

O ATMA Calgary Urban Journey Clinic tem quase 500 metros quadrados e conta com áreas para procedimentos de cura, transformação e treinamento. Isso porque o local pretende também atuar como centro de formação para psicoterapeutas interessados em se familiarizar com psicodélicos. As salas de atendimento – decoradas em tons neutros e poltronas e tapetes confortáveis – estão preparadas para terapias individuais e em grupo.

Pacientes interessados, e que atenderem os pré-requisitos estabelecidos por lei, terão que se candidatar a uma autorização especial pelo sistema de saúde público canadense, que se tornou possível em 2020. Por enquanto, a clínica está autorizada a tratar apenas pacientes com doenças terminais, como câncer, mas a esperança é que terapias parecidas com psilocibina possam também se estender a pessoas diagnosticadas com depressão, estresse pós-traumático, ansiedade e vício.

A expectativa é que o Canadá se torne um dos próximos países a legalizar tratamentos com psicodélicos em grande escala. Com a pandemia e o crescimento de distúrbios mentais em toda a população, a esperança é que essas substâncias ajudem na contenção de danos. Por enquanto, psicodélicos como a psilocibina só podem ser administrados em casos excepcionais, como na ATMA Calgary Urban Journey Clinic.

Curadoria: Psilocybinalpha.com