As drogas sempre fizeram parte da experiência humana, nas suas mais diversas formas de uso: medicinais, artísticos, recreativos, de abuso e até mesmo de dependência. Essa última é uma condição com tratamentos pouco eficazes e que ao mesmo tempo exigem muito da equipe clínica ao redor dos pacientes.
Por mais que a ideia de ‘’usar drogas para tratar a dependência de drogas’’ possa parecer estranha para muita gente, recentemente, psicodélicos em contextos terapêuticos estão sendo usados para tratar a dependência de opióides, álcool e tabaco com ótimos resultados.
Tratamentos com psilocibina, MDMA, ibogaína e ayahuasca despontam como um instrumento importante nesses casos desafiadores, ao mesmo tempo em que sinalizam a necessidade de uma revisão sobre os tratamentos da dependência química. O fato de substâncias tão diversas, com diferentes mecanismos de ação, como a psilocibina, a ibogaína e o MDMA, atuarem tão bem no tratamento de alcoolismo traz importantes questionamentos científicos sobre o processo neuroquímico envolvido.
Nesta quinta-feira na Comunidade Phaneros, conversaremos sobre o documentário Dosed, de Tyler Chandler, que retrata a história de Adrianne para lidar com a dependência de opióides por meio do uso de psicodélicos. A produção foi premiada em festivais internacionais por retratar com muita sensibilidade o processo intenso e emocionante de enfrentamento da dependência química. Materiais como este documentário, artigos científicos e livros são escolhidos em votação pelas centenas de membros que estudam e dialogam semanalmente sobre temas relacionados a psicodélicos.
Se você também quer participar da Comunidade Phaneros, acompanhe a nossa página e aproveite o próximo período de inscrições!