Depois da Universidade John Hopkins, de Harvard e do Imperial College de Londres, chegou a vez da Universidade da Califórnia, São Francisco, ter o seu próprio centro de estudo de psicodélicos, o Neuroscape Psychedelics Division. O anúncio foi feito nos últimos dias de março de 2021 e fortalece ainda mais o papel de destaque que essas substâncias estão ganhando no tratamento de transtornos mentais.
A instituição arrecadou US$ 6,4 milhões em doações privadas – cerca de 36 milhões de reais – para abrir as portas e desenvolver pesquisas de ponta, começando por um estudo em Fase 3 sobre o uso de MDMA para tratar estresse pós-traumático. (Os estudos de Fase 3 são a última etapa antes de um fármaco ser aprovado para comercialização.)
“Queremos desenvolver uma medicina experimental, baseada na neurociência. Já temos o primeiro tratamento médico com videogames aprovado pela Food and Drugs Administrations, por exemplo, e queremos estender essa abordagem também para os psicodélicos, para oferecer terapias mais personalizadas”, disse Adam Gazzaley, diretor executivo da Neuroscape, no anúncio oficial sobre o novo centro, que será liderado pelo britânico Robin Carhart-Harris.
Para os diretores do Neuroscape Psychedelics Division, as pesquisas psicodélicas poderiam estar sendo feitas com abordagens mais inovadoras e personalizadas, que foquem no contexto e nas experiências individuais de cada paciente – em vez de ficar apenas nos dados fisiológicos e neurais. Para isso, a ideia é desenvolver tratamentos em condições únicas para os participantes, o que poderia incluir músicas, luzes e aromas específicos, baseados nas condições psicológicas que eles apresentam antes, durante e depois das terapias.
“É uma iniciativa inovadora e promissora, que vai nos aproximar do momento em que as terapias psicodélicas poderão ser usadas para aliviar a crise global de saúde mental que estamos vivendo”, disse o escritor e jornalista Michael Pollan, autor de “Como Mudar a sua Mente”, no mesmo anúncio oficial. Agora é só acompanhar e torcer pela nova iniciativa.