Esta semana na Comunidade Phaneros: as eficácias dos psicodélicos

instituto phaneros

A nossa Comunidade Phaneros 2022 segue a todo vapor! Depois do encontro da semana passada, focado na discussão de um artigo científico produzido na Universidade Yale sobre a neurociência dos psicodélicos, hoje o grupo recebe a sua primeira convidada internacional do ano: Katherine Hendy, da Universidade do Michigan, EUA.

Katherine é doutora em antropologia cultural, especializada em antropologia médica. Sua pesquisa está voltada em estudar os próprios cientistas, além da política de pesquisas clínicas.  No seu doutorado, por exemplo, ela observou médicos e terapeutas que desenvolveram pesquisas e tratamentos com MDMA – o trabalho de campo foi feito dentro dos nossos colaboradores da @mapsnews. Em um artigo recente, ela argumenta que a eficácia dos psicodélicos acontece em dois níveis: no químico/biológico e no self/psicológico.

A americana tem também um trabalho importante sobre placebos – e na dificuldade existente em desenvolver substâncias placebo que possam ser ministradas a participantes de pesquisas psicodélicas. No estudo de novos fármacos, é comum que cientistas adotem o método do teste duplo cego, no qual pacientes podem receber o princípio ativo sendo estudado ou um placebo – e nem eles, nem os pesquisadores sabem quais dos dois eles ingeriram. Placebos para psicodélicos, porém, são quase impossíveis de se encontrar, graças aos efeitos psicoativos dessas substâncias – daí o desafio da pesquisa nessa área. 

A conversa com os membros da Comunidade promete levantar questionamentos interessantes. Ao todo, serão 35 encontros semanais ao longo de 2022, liderado por Schenberg e Thales Caldonazo, físico e psicólogo, e com visitas de alguns dos maiores especialistas do assunto no Brasil e no mundo. Neles, serão discutidos artigos científicos, filmes, livros e documentários sobre o universo dos psicodélicos e suas aplicações para a saúde mental.