Esta semana na Comunidade Phaneros: o trabalho de Claudio Naranjo

Instituto Phaneros

Claudio Naranjo foi um psiquiatra chileno, da linha da Gestalt-terapia, pioneiro no estudo dos potenciais terapêuticos dos psicodélicos. Além da psiquiatra, ele também se dedicou profundamente ao estudo da música, da meditação e da espiritualidade, temas bastante pertinentes para o trabalho com substâncias psicodélicas.

No seu livro mais recente, “Minhas Explorações Psicodélicas: O Poder Curativo e o Potencial Transformador das Substâncias Psicodélicas” (em tradução livre), o autor conta sua longa história com essas  substâncias. Naranjo era muito próximo do químico americano Alexander “Sasha” Shulgin, e até participou do seu grupo de experimentação com novas substâncias. No livro, Naranjo também relata suas experiências com outras menos usuais, como o MDA, a harmalina, entre outras.

Claudio desenvolveu trabalhos terapêuticos em grupo e logo se deu conta da importância da educação e formação para capacitar profissionais a desenvolverem esse tipo de trabalho. No livro, ele também discute alguns pontos importantes na jornada formativa daqueles que pretendem exercer a prática.

Nesta semana na Comunidade Phaneros, conversaremos conjuntamente sobre o livro e as reflexões despertadas por ele. A Comunidade é um grupo de estudos com mais de 400 profissionais interessados em temas relacionados ao mundo dos psicodélicos, que se reúne semanalmente para dialogar sobre livros, filmes, artigos científicos e muito mais. 

Se você quer participar da Comunidade Phaneros, acompanhe a página e fique de olho no próximo período de inscrições!