Pensilvânia quer autorizar testes com psilocibina

Instituto Phaneros

Mais um estado norte-americano está trilhando o caminho rumo à regulamentação dos psicodélicos. Dessa vez, foi a Pensilvânia, estado vizinho de Nova York, no qual uma proposta de lei que promete autorizar estudos com psilocibina (a substância ativa dos chamados cogumelos mágicos) para tratar estresse pós-traumático e outros transtornos mentais deve chegar à Assembleia Legislativa.

A emenda na lei é focada em veteranos de guerra e primeiro-socorristas, dois grupos altamente propensos a apresentar traumas ao longo da vida. Surpreendentemente, a nova proposta já nasceu bipartidária: foi apresentada pela deputada Tracy Pennycuick, do partido republicano, e por Jennifer O’Mara, dos democratas. A ideia é que o estado comece a produzir psilocibina de forma legalizada.

“Os gastos totais do Governo Federal com pesquisas e tratamentos para transtornos mentais e abuso de substâncias foi mais de US$ 1 trilhão entre 2010 e 2019 – e isso não impediu que as taxas de morte por consequência desses males tenha saltado de 94 mil ao ano para 150 mil. O fardo é especialmente pesado para os nossos veteranos de guerra. Sua taxa de suicídio é 1,5 vezes maior do que a da população em geral, e estima-se que 20 veteranos cometam suicídio todos os dias nos EUA”, diz o texto do projeto de lei.

Se a ideia chegar à votação, será apenas mais um passo na verdadeira revolução jurídica que os psicodélicos estão vivendo nos EUA. Os estados do Oregon, Washington, Califórnia, Iowa e Nova York, entre outros, já autorizaram tratamentos psicodélicos e por vezes até o consumo. O Texas, tradicionalmente conservador, também está a um passo da regulamentação.