Journal Club: A importância da Integração Psicodélica

instituto phaneros

Sempre que falamos das terapias psicodélicas, para reduzir riscos e maximizar benefícios é importante lembrar da preparação e da integração das experiências. A preparação diz respeito ao que antecede a experiência em si e a integração ao momento posterior ao efeito da substância, onde os insights e transformações começarão a se organizar na vida cotidiana. Como explicamos no Curso Psicodélicos e Saúde Mental, existem vários detalhes e cuidados que devem ser respeitados nestas duas fases.

Nesta semana na Comunidade Phaneros trataremos da integração, um termo já usado a bastante tempo pelos profissionais do campo, mas que só recentemente teve artigos científicos realmente dedicados ao assunto. Até então, os estudiosos mais próximos do tema sabiam bem como a integração ocorria e se potencializava – através de técnicas artísticas, roleplay, sandplay, entre outros – mas não era tão claro para aqueles que tomaram conhecimento da prática mais recentemente.

O artigo desta semana ajuda a compreender a prática da integração e foi escolhido em votação dentre três opções voltadas ao mesmo tópico. Os mais de 400 membros da Comunidade Phaneros tem a opção de escolher os artigos, filmes e livros discutidos nos encontros semanais sobre temas ligados aos psicodélicos.

Se quiser saber mais, acompanhe a nossa página e não perca o próximo período de inscrições da Comunidade!