Nova substância sintética perigosa está sendo vendida como LSD na Austrália

instituto phaneros

Quem ingere substâncias sintéticas obtidas por vias ilegais muitas vezes não sabe o risco que está correndo: aquilo que se recebe raramente corresponde ao que foi comprado. Agora, o departamento de saúde do estado australiano de Victoria lançou um aviso: uma nova droga sintética em forma de pó está sendo vendida no mercado ilegal como LSD – e está causando uma série de internações e casos graves de intoxicação.

A substância, chamada 25B-NBOH, tem propriedades estimulantes e psicodélicas, e assemelha-se a outra, chamada de “nova feniletilamina”, ou 25B-NBOMe. A nova versão, no entanto, parece ser mais turbinada. Sua lista de efeitos é enorme e inclui: visões distorcidas, alterações de pensamento, náusea, dor de cabeça, dificuldade de urinar e movimentos involuntários. Em casos extremos, leva a convulsões, agitação extrema, danos aos rins, aumento perigoso da temperatura corporal e morte, alertam as autoridades australianas.

A 25B-NBOH é especialmente perigosa por ser extremamente potente: bastam pequenas doses para que os efeitos apareçam. Já foram registrados diversos casos de internações hospitalares em Victoria por conta dela. 

Não é comum que o LSD seja vendido em forma de pó, embora aconteça. O Departamento de Saúde de Victoria alerta que a 25B-NBOH é mais nociva quando inalada, injetada ou ingerida de forma sublingual – e que misturá-la com outros estimulantes, como o MDMA, é ainda mais perigoso. Para todos os casos, a agência recomenda que a população esteja ciente de que possa estar ingerindo 25B-NBOH no lugar de LSD, e que nunca comece ingerindo substâncias sintéticas em doses altas.