O Global Commission on Drug Policy é uma organização internacional que tem como objetivo reformar e sugerir novas políticas públicas para as drogas ao redor do mundo. A instituição está completando 10 anos de existência em 2021 e vai lançar no dia 7 de dezembro um novo relatório chamado “Time to end prohibition” – ou “A hora de acabar com a proibição”.
A expectativa é que o novo documento traga fatos e análises que ajudem a mostrar a ineficácia da guerra às drogas, que ao longo das últimas décadas já causou a morte de milhões de pessoas em todo o mundo e aumentou a criminalidade, principalmente em países mais vulneráveis e produtores de drogas.
O Global Commission on Drug Policy trabalha em cinco frentes de atuação para reformar as leis contra drogas: priorizando a abordagem por meio da saúde pública, descriminalizando o uso e a posse de drogas por parte de indivíduos, facilitando o acesso a medicamentos controlados, incentivando a opção de penas alternativas para crimes não violentos (como a venda de drogas) e regulando o mercado de drogas com o objetivo de desmantelar o crime organizado.
A organização foi fundada há uma década com a atuação de ativistas, políticos e empresários influentes, interessados em modernizar o debate sobre o assunto. O ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso, o ex-secretário geral da ONU Kofi Annan (falecido em 2018), a ex-presidente da Suíça Ruth Dreifuss, o escritor mexicano Carlos Fuentes e dois ex-presidentes da Colômbia (César Gaviria e Juan Manuel Santos) estão entre muitas da figures ilustres que fazem parte da instituição.
A expectativa agora é ver o que o novo relatório vai apresentar. Fiquemos ligados!