Uma visão global das pesquisas com psicodélicos

FEEDPHANEROS

Quais são as cinco grandes perguntas que devem ser respondidas para que a regulamentação da medicina psicodélica se torne uma realidade?

Na semana passada, abrimos o módulo de Estágio Clínico da FoPAP, justamente com esse tema: de que maneira as pesquisas científicas têm abordado as questões fundamentais para que as Psicoterapias Assistidas por Psicodélicos (PAPs) possam um dia ser regulamentadas e oferecidas por serviços de saúde públicos e privados?

O convidado para debater o assunto foi o Dr. Charles Raison, psiquiatra e diretor de pesquisa clínica e translacional do Usona Institute, um dos centros de pesquisa psicodélicos mais influentes do mundo. Charles é professor na Escola de Ecologia Humana do departamento de Psiquiatria da Universidade de Wisconsin, nos EUA. Ele tem mais de 100 artigos científicos publicados, que já receberam mais de 14.000 citações.

Ele apontou que uma das incógnitas mais relevantes diz respeito à eficácia das PAPs. Qualquer tratamento novo que envolve diversos atores sociais precisa ser avaliado e aprovado pelos órgãos sanitários responsáveis, como a Anvisa aqui no Brasil ou o FDA, nos EUA.

As outras perguntas centrais são: 1. Quais são os transtornos mentais mais indicados para serem tratados com PAPs? 2. Será que os psicodélicos serão indicados como complemento a remédios que já existem, ou será que devem ser ingeridos sozinhos? 3. A PAP é mais parecida com terapia ou com antidepressivos tradicionais? e 4. Será que existe algum psicodélico mais eficaz do que os outros?

Os protocolos desenvolvidos aqui no Instituto Phaneros fazem parte de esforços globais no desenvolvimento desse campo de pesquisa e, em breve, os profissionais em treinamento na primeira turma da FoPAP iniciarão os atendimentos de voluntários para nossas pesquisas científicas. Se você quer está pronto para participar de um programa de formação intenso, que exige comprometimento, senso crítico e rigor ético, participe do processo seletivo para a próxima turma da FoPAP!

Clique agora no link https://bit.ly/fopap2023, as inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 07/11.