Revista Science inclui terapia psicodélica na lista de grandes avanços científicos de 2021

instituto phaneros

A Science é uma das mais importantes publicações científicas do mundo. Todo ano, ela escolhe os mais promissores e revolucionários avanços da ciência nos últimos doze meses – e, em 2021, uma terapia psicodélica entrou para a lista. Foi o artigo publicado em maio na revista Nature Medicine, que mostrou que a psicoterapia assistida por MDMA é eficaz no tratamento do estresse pós-traumático.

A revista ressalta o rigor científico da pesquisa com MDMA. Destaca, por exemplo, que se tratou de um estudo clínico randomizado e controlado, que indicou que esse psicodélico pode, de fato, curar pacientes com traumas. Para quem não se lembra, o artigo publicado na Nature Medicine, e elaborado por nossos parceiros da @mapsnews, mostrou que 67% dos voluntários que receberam psicoterapia assistida por MDMA deixaram de apresentar os sintomas de estresse pós-traumático depois de apenas dois meses, contra 32% no grupo que tomou placebo. Um resultado como esse raramente é alcançado no campo da psiquiatria. O Instituto Phaneros, aliás, também conduz pesquisas com essas substâncias e pessoas que sofrem de trauma.

A Science, porém, também lembra as dificuldades metodológicas da pesquisa psicodélica. Ela menciona o desafio que é desenvolver testes duplo cego com esse tipo de substância, uma vez que quase todos os voluntários conseguem discernir se recebeu MDMA ou placebo. No caso da pesquisa publicada em maio, 90% deles acertaram que tipo de medicamento receberam. 

A lista da Science conta sempre com uma inovação que leva o prêmio principal – que neste ano foi para uma Inteligência Artificial capaz de prever a estrutura em 3D de qualquer proteína a partir dos seus aminoácidos – e nove finalistas, onde se inclui a terapia de MDMA. Houve ainda uma votação popular entre os leitores que, em 2021, coincidiu com a escolha editorial da revista.