Webinário exclusivo com Dr. Gabor Maté

instituto phaneros

Um dos mais importantes médicos e especialistas em saúde mental do mundo, o Dr. Gabor Maté, vai conversar na quinta-feira, dia 4 de novembro de 2021, com o presidente do conselho do Instituto Phaneros, Lourenço Bustani. A conversa (em inglês) acontecerá das 17h às 18:30, horário de Brasília, em formato de webinário, e será aberta e de graça a todos os interessados.

O Dr. Gabor Maté é um clínico geral húngaro-canadense, que passou anos atendendo em cuidados paliativos, especialmente de pacientes com dependência química, HIV e transtornos mentais. Desde os anos 2010, passou também a estudar os efeitos e benefícios das cerimônias de ayahuasca, o chá psicodélico ingerido por comunidades tradicionais amazônicas. Essas pesquisas fizeram com que ele fosse ameaçado de prisão pelo governo canadense, que o advertiu por estar se utilizando de uma “droga ilegal”. Ele também é o idealizador do documentário “The Wisdom of Trauma”, com milhões de espectadores ao redor do mundo.  

Durante a conversa do dia 4, serão abordados alguns dos temas mais atuais que envolvem saúde mental – desde aos mais latentes, como os impactos da pandemia, do distanciamento social e da crescente desigualdade de renda sobre a psique humana até uma discussão sobre a aparente saúde mental dos líderes políticos e econômicos da atualidade. 

O Dr. Maté é reconhecido por suas pesquisas interdisciplinares. Assuntos como a simbiose entre saúde mental e a ansiedade gerada pelo aquecimento global, ou os efeitos da epigenética e das experiências traumáticas sobre o desenvolvimento da mente também devem aparecer no debate promovido pelo Instituto. 

Os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas. Fique atento para mais informações! 

LINK: bit.ly/mandalah-gabormate